O curso "FIC - DESIGN EDUCACIONAL".

O objetivo desta disciplina é propiciar a geração de conhecimentos e habilidades acerca do design educacional, capacitando o aluno a compreender o processo de criação, desenvolvimento e implantação de conteúdos didáticos pedagógicos, aplicando tecnologias digitais e métodos ativos pertinentes.

Curso 100% Online (Gravado) | Carga Horária: 80h | Início Imediato Conclusão em até 6 meses. Estruturado em 2 a 5 unidades no AVA, com suporte de agentes qualificados. Necessário acompanhar calendário de prazos e avaliações.

Conteúdo e Legalidade: Material multimídia completo (videoaulas, PDFs, mapas e atividades). Modalidade FIC (Curso Livre - Leis nº 9.394/96 e 11.741/08), focado na qualificação rápida e isento de autorização prévia do MEC.

Certificação: Garantia de emissão em até 30 dias após o término. Importante: O certificado não equivale a curso técnico, graduação ou pós, e não habilita responsabilidade técnica.

Conteúdo:

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DO DESIGN EDUCACIONAL

● Discernir sobre a diferença entre design educacional ou instrucional, abstraindo o conceito e entendendo os fundamentos desta área de conhecimento no campo da educação.
● Aplicar o modelo ADDIE no projeto de design educacional voltado à aprendizagem.
● Engendrar matrizes instrucionais para aplicação em projetos de design educacional.
● Entender o papel do designer educacional no mercado editorial e nas instituições de ensino que produzem projetos pedagógicos, quer para educação a distância, quer para outras modalidades de ensino.

UNIDADE II – DESIGN DE TRILHAS E INTERFACES EDUCACIONAIS

● Aplicar as técnicas e métodos para elaboração de roteiros e storyboards para fins de criação de trilhas de aprendizagem digitais interativas, identificando e aplicando ferramentas de autoria apropriadas para cada caso.
● Identificar ferramentas e aplicar processos e técnicas de construção de trilhas de aprendizagem baseadas em objetos multimídia.
● Modelar trilhas de aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), entendendo as tecnologias disponíveis para este fim, como protocolos LTI, QTI, Scorm, etc.
● Projetar trilhas e atividades interativas para fins avaliativos, modelando os feedbacks de acordo com as melhores práticas de usabilidade para interfaces gráficas e multimídia.

UNIDADE III – DESIGN DE RECURSOS AUDIOVISUAIS E INTERATIVOS

● Roteirizar conteúdos didáticos visando sua adequação para vídeos e podcasts, respeitando as melhores práticas de produção audiovisual.
● Elaborar mapas conceituais, mapas mentais e outros tipos de objetos de aprendizagem baseados na metodologia do design thinking instrucional.
● Transpor conteúdos didáticos para roteiros de design imersivo, como games e simuladores de realidade virtual, aplicativos de realidade aumentada e laboratórios em realidade mista.
● Desenvolver projetos de objetos de aprendizagem baseados no storytelling, identificando ferramentas de autoria apropriadas para este fim.

UNIDADE IV – FERRAMENTAS DE AUTORIA

● Instalar e utilizar ferramentas de autoria para produção de vídeos e podcasts educacionais.
● Aplicar ferramentas de autoria de trilhas interativas de aprendizagem, como Genially, Articulate Rise, entre outras.
● Desenvolver trilhas de aprendizagem por meio de ferramentas de autoria de storytelling, como Powtoon, Animaker, etc.
● Produzir games e atividades gamificadas utilizando ferramentas de autoria como o H5P.

R$49,49
Aulas 4 Unidades
Nível de Habilidade Formação Continuada
Tem Certificado Sim
Nota de Aprovação 6.0