O curso "FIC - HISTÓRIA E FUNDAMENTO DA PSICOLOGIA".
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma
compreensão abrangente da evolução histórica e dos principais fundamentos teóricos da Psicologia, visando desenvolver uma base de conhecimento sobre as diferentes abordagens teóricas, métodos de pesquisa e aplicações práticas da psicologia.
Curso 100% Online (Gravado) | Carga Horária: 80h | Início Imediato Conclusão em até 6 meses. Estruturado em 2 a 5 unidades no AVA, com suporte de agentes qualificados. Necessário acompanhar calendário de prazos e avaliações.
Conteúdo e Legalidade: Material multimídia completo (videoaulas, PDFs, mapas e atividades). Modalidade FIC (Curso Livre - Leis nº 9.394/96 e 11.741/08), focado na qualificação rápida e isento de autorização prévia do MEC.
Certificação: Garantia de emissão em até 30 dias após o término. Importante: O certificado não equivale a curso técnico, graduação ou pós, e não habilita responsabilidade técnica.
Conteúdo:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
• Compreender a importância e a história da psicologia, identificando suas principais influências filosóficas.
• Aplicar os métodos descritivo, correlacional e experimental da psicologia científica.
• Entender e aplicar os conceitos do estruturalismo, funcionalismo e associacionismo, à luz da psicologia científica.
• Identificar os objetos de estudo da psicologia e suas aplicações.
UNIDADE II – PSICOPEDAGOGIA
• Entender a origem da psicopedagogia, identificando seus principais marcos históricos.
• Definir os conceitos segundo as concepções teóricas da psicopedagogia.
• Aplicar as técnicas de avaliação e diagnóstico psicopedagógicos.
• Discernir sobre a atuação do psicopedagogo no mercado.
UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO
• Entender o que é o psiquismo humano, definindo seus principais conceitos e associando suas definições à vida prática do ser humano.
• Identificar os fatores que impactam o desenvolvimento do psiquismo.
• Compreender os processos e a constituição do psiquismo humano.
• Entender o pensamento e a linguagem do desenvolvimento humano.
UNIDADE IV – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
• Definir os conceitos relacionados com as teorias do desenvolvimento humano.
• Compreender o pensamento humanístico de Carl Rogers no que concerne à pessoa como o centro, e ao ensino centrado no aluno.
• Entender os princípios da psicanálise de Freud, identificando suas fases, fazendo um paralelo entre essas fases e a educação.
• Lidar com o estresse e a ansiedade dos estudantes em fase de adolescência, aplicando as estratégias de resiliência.