O curso "FIC - METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO".

Esse conteúdo tem por finalidade atualizar o educador no que concerne às melhores práticas metodológicas que propiciem ao aluno assumir o seu papel de protagonista do processo de aprendizagem, abordando técnicas e ferramentas recomendadas para atingir tal objetivo.

Curso 100% Online (Gravado) | Carga Horária: 80h | Início Imediato Conclusão em até 6 meses. Estruturado em 2 a 5 unidades no AVA, com suporte de agentes qualificados. Necessário acompanhar calendário de prazos e avaliações.

Conteúdo e Legalidade: Material multimídia completo (videoaulas, PDFs, mapas e atividades). Modalidade FIC (Curso Livre - Leis nº 9.394/96 e 11.741/08), focado na qualificação rápida e isento de autorização prévia do MEC.

Certificação: Garantia de emissão em até 30 dias após o término. Importante: O certificado não equivale a curso técnico, graduação ou pós, e não habilita responsabilidade técnica.

Conteúdo:

UNIDADE I – METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO 4.0

• Discernir sobre o conceito e a aplicabilidade das metodologias ativas.
• Entender o cenário da Educação 4.0 e o papel das metodologias ativas nesse contexto.
• Aplicar metodologias ativas na ambiência da sala de aula.
• Medir indicadores de aprendizagem em meio aos processos de aprendizagem que se utilizam das metodologias ativas.

UNIDADE II – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PROJETOS

• Aplicar a metodologia da aprendizagem baseada em problemas.
• Compreender os fundamentos metodológicos da aprendizagem baseada em problemas.
• Aplicar a metodologia da aprendizagem baseada em projetos.
• Compreender os fundamentos metodológicos da aprendizagem baseada em projetos.

UNIDADE III – ENSINO ADAPTATIVO E GAMIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

• Compreender os cenários e o papel dos ambientes virtuais de aprendizagem para a aplicação da metodologia do ensino adaptativo.
• Aplicar o método do ensino adaptativo às diversas experiências de aprendizagem.
• Entender a fundamentação metodológica da gamificação da aprendizagem.
• Aplicar o método da aprendizagem baseada em games nas diversas situações e contextos educacionais.

UNIDADE IV – SALA DE AULA INVERTIDA E O DESIGN THINKING

• Discernir sobre as tendências e perspectivas da escola do século 21.
• Aplicar a metodologia ativa da sala de aula invertida, compreendendo sua fundamentação e suas várias ferramentas de apoio.
• Compreender a origem e a evolução do Design Thinking como metodologia ativa da aprendizagem.
• Aplicar o Design Thinking nos vários contextos e situações do dia a dia da aprendizagem.

R$49,90
Aulas 4 Unidades
Nível de Habilidade Formação Continuada
Tem Certificado Sim
Nota de Aprovação 6.0