O curso "FIC - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS".

Esta disciplina visa municiar o profissional de TI ou de áreas afins a planejar e gerenciar o processo de implantação de sistemas de informações para apoiar a gestão da empresa em todos os seus níveis gerenciais.

Curso 100% Online (Gravado) | Carga Horária: 80h | Início Imediato Conclusão em até 6 meses. Estruturado em 2 a 5 unidades no AVA, com suporte de agentes qualificados. Necessário acompanhar calendário de prazos e avaliações.

Conteúdo e Legalidade: Material multimídia completo (videoaulas, PDFs, mapas e atividades). Modalidade FIC (Curso Livre - Leis nº 9.394/96 e 11.741/08), focado na qualificação rápida e isento de autorização prévia do MEC.

Certificação: Garantia de emissão em até 30 dias após o término. Importante: O certificado não equivale a curso técnico, graduação ou pós, e não habilita responsabilidade técnica.

Conteúdo:

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

• Entender o que é e para que servem os sistemas de informação nas empresas.
• Discernir sobre a importância de se implantar, manter e gerenciar sistemas de informação em uma empresa.
• Entender, de forma crítica, o conceito de informação e seus componentes.
• Definir o conceito de gestão da tecnologia da informação e os diferentes tipos de sistemas de informação.

UNIDADE II – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA

• Entender a finalidade e a arquitetura dos sistemas de gestão empresarial ou Enterprise Resource Planning (ERP), identificando as principais segmentações e fornecedores nacionais e mundiais desses sistemas.
• Compreender o conceito e a finalidade dos sistemas de apoio às tomadas de decisão (SIG, DSS E EIS), discernindo sobre suas características.
• Discernir sobre as peculiaridades dos Sistemas de Relacionamento com Clientes, ou Customer Relationship Management (CRM), suas aplicações e perfis de empresas usuárias.
• Entender o conceito e a finalidade dos Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, ou Supply Chain Management (SCM), identificando perfis de empresas usuárias e outras peculiaridades.

UNIDADE III – SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL

• Entender como usar as tecnologias da informação na competitividade organizacional.
• Definir o conceito de inteligência empresarial, identificando casos de uso e possibilidades de aplicação.
• Discernir sobre as peculiaridades e diferenças entre o Data Mining e Data Warehouse.
• Compreender como as tecnologias de Business Intelligence podem ajudar no entendimento da organização, seu produto e seu público-alvo, gerando diferenciais competitivos.

UNIDADE IV – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O PROFISSIONAL DE TI

• Identificar a relação entre estratégia e tecnologia, entendendo-a como recurso estratégico para a organização.
• Entender o conceito, o objetivo e a importância do planejamento estratégico de tecnologia da informação.
• Identificar as etapas do planejamento estratégico de TI para estruturar uma organização, um projeto ou um negócio.
• Discernir sobre os desafios da implementação do planejamento de tecnologia da informação, entendendo o profissional de TI como peça
fundamental nesse processo.

R$49,90
Aulas 4 Unidades
Nível de Habilidade Formação Continuada
Tem Certificado Sim
Nota de Aprovação 6.0