O curso "FIC - AUDITORIA CONTÁBIL".
Este componente curricular visa capacitar os alunos a compreender e aplicar de forma abrangente os conceitos, princípios, normas e procedimentos relacionados à auditoria contábil interna, com ênfase no contexto brasileiro.
Desenvolvimento da Auditoria Contábil no mundo e no Brasil. Órgãos e legislação relacionados com a Auditoria das Demonstrações Contábeis. Normas de Auditoria previstas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Estudo e avaliação do controle interno. Relatórios de auditoria. NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria. NBC TA 700 – Formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis. NBC TA 705 – Modificações na opinião do auditor independente. NBC TA 330 – Resposta do auditor aos riscos avaliados. NBC TA 200 / NBC TA 315.
Curso 100% Online (Gravado) | Carga Horária: 80h | Início Imediato Conclusão em até 6 meses. Estruturado em 2 a 5 unidades no AVA, com suporte de agentes qualificados. Necessário acompanhar calendário de prazos e avaliações.
Conteúdo e Legalidade: Material multimídia completo (videoaulas, PDFs, mapas e atividades). Modalidade FIC (Curso Livre - Leis nº 9.394/96 e 11.741/08), focado na qualificação rápida e isento de autorização prévia do MEC.
Certificação: Garantia de emissão em até 30 dias após o término. Importante: O certificado não equivale a curso técnico, graduação ou pós, e não habilita responsabilidade técnica.
Conteúdo:
UNIDADE I – AUDITORIA CONTÁBIL NO MUNDO E NO BRASIL
- Compreender a evolução histórica da auditoria contábil no mundo, abrangendo a criação de normas e padrões, avanços tecnológicos, prevenção de fraudes, impactos de crises financeiras e tendências futuras.
- Entender a evolução da auditoria contábil no Brasil, bem como a influência de organismos internacionais, legislações específicas, papel do Conselho Federal de Contabilidade, impactos de eventos econômicos, avanços tecnológicos e os desafios e tendências atuais.
- Discernir sobre os principais desafios e tendências atuais da auditoria contábil, como a complexidade das transações, regulamentações crescentes e avanços tecnológicos, inteligência artificial, análise de big data e auditoria contínua.
- Comparar as características da auditoria contábil no Brasil com as de outros países, avaliando diferenças e semelhanças nas práticas, regulamentações, normas e estrutura organizacional.
UNIDADE II – ÓRGÃOS E LEGISLAÇÃO DA AUDITORIA CONTÁBIL
- Identificar os órgãos e entidades que desempenham um papel fundamental na regulamentação da auditoria contábil, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) no Brasil.
- Aplicar a Legislação Brasileira à auditoria das demonstrações contábeis, considerando leis e regulamentações específicas emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76).
- Entender a aplicabilidade das responsabilidades e atribuições dos auditores independentes e seu papel na verificação e avaliação das demonstrações contábeis das entidades auditadas.
- Compreender as relações entre órgãos reguladores, empresas e auditores independentes, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Banco Central e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na supervisão e regulamentação da auditoria contábil.
UNIDADE III – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
- Entender a estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) aplicáveis à auditoria, incluindo as Normas de Auditoria (NBC TA) e as Normas Técnicas Gerais (NBC TG).
- Aplicar as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) TA 530 – Amostragem em Auditoria e NBC TA 700 – Formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis para realizar uma auditoria contábil eficiente e eficaz.
- Discernir sobre a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) TA 705 – Modificações na opinião do auditor independente para lidar com situações em que é necessário modificar a opinião emitida pelo auditor independente sobre as demonstrações contábeis.
- Aplicar as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) TA 330, NBC TA 200 e NBC TA 315 para realizar uma auditoria contábil eficiente e eficaz, respondendo aos riscos avaliados e identificando e avaliando os riscos de distorção relevante.
UNIDADE IV – AVALIAÇÃO DO CONTROLE INTERNO E RELATÓRIOS DE AUDITORIA CONTÁBIL
- Definir o conceito de controle interno e sua relevância para o ambiente empresarial.
- Identificar os componentes do controle interno e seus impactos na condução da auditoria contábil.
- Realizar os procedimentos de uma avaliação do controle interno das entidades auditadas.
- Interpretar os principais elementos do relatório de auditoria, identificando os responsáveis, a descrição do escopo da auditoria e a opinião do auditor sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis.